Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:cursos

Cursos

As instituições de educação superior organizadas academicamente como “universidades” têm autonomia para criação de cursos, devendo estes serem reconhecidos (ou recomendados, no caso de cursos de pós-graduação), posteriormente, pelo Ministério da Educação. No caso da UFPel, os cursos são criados por colegiados específicos, que, por sua vez, encaminham os processos de criação para aprovação, desde sua origem, passando por diversas instâncias superiores até o cadastro no Sistema Cobalto.


Para alterar as informações contidas em um formulário já existente é preciso selecionar um registro da Lista de cursos ou digitar o <Código> ou o <Nome> do curso (ou parte dele) e clicar em <Pesquisar> no formulário abaixo. Para cadastrar um curso basta clicar em <Novo>.



Observe-se que o formulário de cadastro ou edição é composto pelas abas descritas a seguir.


Curso

Formulário equivalente aos seguintes campos: Código (código do curso); Sigla (se houver); Nome (nome do curso); Título (título a que o curso confere grau no diploma); Unidade (opções disponíveis no formulário); Colegiado (opções disponíveis no formulário); Campus (opções disponíveis no formulário). Nível (opções disponíveis no formulário); Grau (opções disponíveis no formulário); Modalidade (opções disponíveis no formulário); Turno (opções disponíveis no formulário); Funcionamento (opções disponíveis no formulário); Dt. Início (marcador disponível no formulário); Código INEP (código fornecido pelo INEP como, por exemplo, Agronomia-14979, Direito-14972); Reconhecido (opções disponíveis no formulário); Doc. reconhecimento (conforme publicação do Diário Oficial da União). Observe o exemplo no formulário a seguir:



Versões

Formulário equivalente aos seguintes campos: Nr. versão (número atual da versão do currículo); Versão anterior (número da versão do currículo anterior); Descrição (nome do curso); Período base (opções disponíveis no formulário); Ano início (ano do início da versão); Semestre início (semestre do início da versão). Observe a seguir um exemplo do Curso de Agronomia da UFPel:



Áreas de concentração/linhas de pesquisa

Depois é preciso preencher o formulário equivalente às Áreas de concentração/linhas de pesquisa.



Portarias de reconhecimento

Por fim é preciso preencher o formulário correspondente às Portarias de reconhecimento.



Após a realização de cada alteração é necessário clicar em <Salvar> nos formulários.


suporte/siga/visao_geral/cursos.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1