Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:disciplinas

Disciplinas

O cadastro das disciplinas de uma universidade decorre da homologação e/ou aprovação dos cursos por conselhos específicos para este fim. Disciplinas ou unidades curriculares correspondem a “menor” parte do conteúdo curricular necessária para a formação acadêmica. Considerando que os cursos de graduação são regidos, externamente, por Diretrizes Curriculares Nacionais, internamente, por colegiados e constituem-se por áreas do conhecimento (matérias) como Matemática, História etc, as disciplinas costumam também ser compreendidas como subdivisões dessas matérias como, por exemplo, Cálculo I, História do Brasil etc. Nesse sentido, a oferta de disciplinas ou unidades curriculares dos cursos, dependendo do organograma da universidade, é construída pelas estruturas básicas onde se agrupam os professores. No caso da UFPel estas estruturas equivalem a centros e departamentos. Nos cursos de pós-graduação stricto-sensu da UFPel a gestão das disciplinas ou unidades curriculares fica a cargo dos colegiados desses cursos.

Sendo assim, o cadastro de novas disciplinas ou unidades curriculares na UFPel ou mesmo a edição a partir de uma lista de atividades já cadastradas segue a sequência construída abaixo.


Cadastro e Edição

Para realizar o cadastro de uma nova disciplina é preciso clicar em <Novo> no formulário, preencher os campos da aba <Atividades Curriculares (aba “esq”)>, disposto logo após o formulário abaixo e depois clicar em <Salvar>. Para editar um cadastro é preciso privilegiar a lógica descrita a seguir: digitar o Código ou a Atividade (nome da unidade curricular) e logo após clicar em <Pesquisar> no formulário, localizando o registro. Reitera-se que esta mesma pesquisa pode ser efetivada, simplesmente, localizando e clicando a Atividade (cujo registro será alterado) na “Lista de Disciplinas” do formulário a seguir:



Reitera-se que também é possível marcar uma ou mais disciplinas no formulário e clicar em <Excluir>.

Atente que a edição compõem-se de três formulários: Atividades Curriculares; Configurações e Conteúdos Programáticos.

Observe a seguir:


Atividades Curriculares (aba "esq")

Formulário correspondente aos seguintes campos: Código (atribuído pelo DRA); Atividade (nome da disciplina); Tipo de atividade (disciplina, atividade livre, complementar etc); Professor (a ser localizado por meio de pesquisa); Nível (graduação, especialização, mestrado, doutorado etc); Unidade (a ser escolhida dentre as opções disponíveis); Data de criação (data e período) e Observações (se houver). Observe a seguir…



Configurações (aba "cen")

Formulário correspondente aos seguintes campos: Carga Horária; Crédito; Frequência; Nota/Conceito. Reitera-se que esses campos são definidos, anteriormente, em processos acadêmicos.



Conteúdo Programático (aba "dir")

Formulário que corresponde aos seguintes campos: Ano (ano do cadastro da disciplina ou unidade curricular); Período (ano ou semestre do cadastro); Conteúdo Programático; Bibliografia (básica e complementar). Reitera-se que os Conteúdo Programático e Bibliografia são definidos, anteriormente, em processos acadêmicos.



Após a realização do Cadastro ou Edição é necessário clicar em <Salvar> no formulário.


suporte/siga/visao_geral/disciplinas.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1