Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:registro_de_avaliacoes

Registro de Avaliações e Notas

MCE - UFPel - PRG - DIRETORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS

CAPÍTULO V - DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Art. 185 – O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.

Art. 186 – A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).

Parágrafo Único – Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal.

Art. 187 – Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver média semestral inferior à 3,0 (três).

Art. 188 – O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.

&1º - Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.

&2º - O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota 0 (zero).


O Registro de Avaliações e Notas pressupõe - em princípio - planejamento qualiquantitativo da estratégia avaliativa que o professor registrar previamente aos alunos em cada atividade curricular (disciplina), durante um determinado período letivo. Observe-se, no exemplo a seguir, que o professor proporá 02 (duas) avaliações, registradas por meio de notas (de 0 a 10), resultando em uma terceira nota final (de 0 a 10), calculada a partir da média aritmética das duas primeiras.

Para o Registro de Avaliações é preciso pesquisar e/ou selecionar uma atividade curricular na <Lista de Turmas> no formulário abaixo como, por exemplo, a disciplina Sistemas de Banco de Dados:



Depois é preciso clicar em <Novo> e registrar uma primeira avaliação como, por exemplo, no formulário abaixo:


Observe-se que, uma vez registrada a avaliação, a opção <Publicar notas> permite que esta ação efetive-se em qualquer tempo. Outro detalhe a ser enfatizado é a obrigatoriedade desta "publicação", tendo em vista o "Encerramento da(s) turma(s)" (que só poderá efetivar-se após esta ação). É preciso, também, identificar a "avaliação do tipo exame", se for o caso.

Após <Salvar> o registro dessa primeira avaliação, é preciso repetir, pelo menos, duas vezes o procedimento anterior, registrando, respectivamente, a segunda avaliação (30/08/2013) e o exame (06/09/2013), conforme exemplo no formulário abaixo:



Observe-se que no formulário acima também é possível atribuir pesos às avaliações, confira a seguir o peso 5.0 atribuído, respectivamente, à primeira e à segunda avaliações. A expressão aritmética para o cálculo da média (M), em função de notas (N1, N2, Nn) e pesos (P1, P2, Pn) é a seguinte: M = ( N1 x P1 + N2 x P2 + Nn x Pn ) / ( P1 + P2 + Pn ).



Por último reitera-se a necessidade de <Salvar> as opções registradas nos formulários e, também, que se pode <Excluir> os registros em qualquer tempo.


suporte/siga/visao_geral/registro_de_avaliacoes.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1