Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:proj_unif:cad:programas

Programas


De acordo com a Resolução nº 10/2015-COCEPE, Programa é o conjunto articulado de projetos (mínimo de dois) com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo, preferencialmente integrando o ensino, a pesquisa e/ou a extensão, com ênfase em uma dessas.

Para cadastrar um Programa é preciso teclar em <Novo> preencher e <Salvar> o formulário, conforme exemplo a seguir.



A ênfase a ser caracterizada relaciona-se ao Capítulo I da Resolução nº 10/2015-COCEPE: ênfase em ENSINO, são atividades de ensino-aprendizagem destinadas prioritariamente à comunidade interna, sem caráter compulsório, devendo diferenciar-se das atividades curriculares pertencentes à dimensão da formação específica previstas nos cursos envolvidos; ênfase em PESQUISA, são atividades de investigação científica e/ou tecnológica que promovem a formação acadêmica e a produção técnico-científica, artística e/ou cultural, com foco na geração de conhecimento e inovação, por Grupo de Pesquisa cadastrado e certificado na UFPel; ênfase em EXTENSÃO, são atividades de interação entre a Universidade e outros setores da sociedade, com foco na formação recíproca e na transformação social.

Cada programa deverá ter somente um coordenador, docente ou técnico-administrativo da UFPel com formação de nível superior compatível com a proposta, podendo ter um coordenador adjunto, com as mesmas atribuições do coordenador e que o substituirá, em caso de impedimento legal.

Reitera-se, também, que a C.H. Total (Carga Horária Total) corresponde ao somatório de horas que os participantes envolver-se-ão no Programa entre as datas de início e fim. Ex: 12h (semanais) x 50 meses → C.H. Total = 1.200 horas. o Capítulo I da Resolução nº 10/2015-COCEPE dispõe sobre a Submissão e Execução das Propostas (Art. 16 - O prazo mínimo para o desenvolvimento de Programas será de 24 meses).


Após <Salvar> a Identificação será aberto um conjunto de abas para preenchimento que, dependendo da ênfase (Ensino, Pesquisa ou Extensão), apresentarão pequenas variações. A seguir, apresenta-se como exemplo a sequência da ênfase Extensão.


Reitera-se que as opções para "eixos", "linhas", "origens" e outros combos serão cadastradas pela gestão do módulo de Projetos Unificados.

Além dos campos "Resumo", "Objetivo geral", "Justificativa" e "Procedimentos", esse registro é composto por "Indicadores e metas", "Resultados esperados", "Súmula" e "Outras informações", cada um comportando "500 palavras".




De acordo com o Art. 6º da Resolução nº 10/2015-COCEPE, todo o programa deve prever em seu desenvolvimento a participação discente. o Capítulo II da Resolução nº 10/2015-COCEPE dispõe sobre as Modalidades de Participação.

Colaborador: participa no todo ou em parte das atividades de gestão, sem perceber nenhuma modalidade de bolsa.


Colaborador Bolsista: participa no todo ou em parte das atividades de gestão, contemplado com alguma modalidade de bolsa.



Reitera-se a necessidade da <Salvar> cada formulário, após preenchimento.


suporte/proj_unif/cad/programas.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1