Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:proj_unif:cad:projetos

Projetos


De acordo com a Resolução nº 10/2015-COCEPE, Projeto é uma iniciativa de caráter educativo, social, cultural científico ou tecnológico, preferencialmente vinculado a um Programa, com ênfase no Ensino, Pesquisa ou Extensão, constituído por uma ou mais Ações de natureza específica de Ensino, Pesquisa ou Extensão, justificadas pela relação direta com um ou mais objetivos do projeto.

Para cadastrar um Projeto é preciso teclar em <Novo> preencher e <Salvar> o formulário, conforme exemplo a seguir.



A ênfase a ser caracterizada relaciona-se ao Capítulo I da Resolução nº 10/2015-COCEPE: ênfase em ENSINO, são atividades de ensino-aprendizagem destinadas prioritariamente à comunidade interna, sem caráter compulsório, devendo diferenciar-se das atividades curriculares pertencentes à dimensão da formação específica previstas nos cursos envolvidos; ênfase em PESQUISA, são atividades de investigação científica e/ou tecnológica que promovem a formação acadêmica e a produção técnico-científica, artística e/ou cultural, com foco na geração de conhecimento e inovação, por Grupo de Pesquisa cadastrado e certificado na UFPel; ênfase em EXTENSÃO, são atividades de interação entre a Universidade e outros setores da sociedade, com foco na formação recíproca e na transformação social.

Cada projeto deverá ter somente um coordenador, docente ou técnico-administrativo da UFPel com formação de nível superior compatível com a proposta, podendo ter um coordenador adjunto, com as mesmas atribuições do coordenador e que o substituirá, em caso de impedimento legal.

Reitera-se, também, que a C.H. Total (Carga Horária Total) corresponde ao somatório de horas que os participantes envolver-se-ão no Projeto entre as datas de início e fim. Ex: 3h diárias x 12 dias → C.H. Total = 36 horas. o Capítulo I da Resolução nº 10/2015-COCEPE dispõe sobre a Submissão e Execução das Propostas (Art. 15 - O prazo máximo para desenvolvimento de Projetos será de 48 meses).


Após <Salvar> a Identificação será aberto um conjunto de abas para preenchimento que, dependendo da ênfase (Ensino, Pesquisa ou Extensão), apresentarão pequenas variações. A seguir, apresenta-se como exemplo a sequência da ênfase Extensão.


Reitera-se que as opções para "eixos", "linhas", "origens" e outros combos serão cadastradas pela gestão do módulo de Projetos Unificados.

Além dos campos "Resumo", "Objetivo geral", "Justificativa" e "Procedimentos", esse registro é composto por "Indicadores e metas", "Resultados esperados", "Súmula" e "Outras informações", cada um comportando "500 palavras".


De acordo com o Art. 6º da Resolução nº 10/2015-COCEPE, todo o projeto deve prever em seu desenvolvimento a participação discente. o Capítulo II da Resolução nº 10/2015-COCEPE dispõe sobre as Modalidades de Participação.

De acordo com o §2º do Art. 7º da Resolução nº 10/2015-COCEPE, entende-se "Ação" como a menor unidade de execução do projeto, com natureza e objetivos específicos de Ensino, Pesquisa ou Extensão. Sendo assim, por exemplo, selecionados "Natureza" (Ensino - Graduação) e "Gênero" (Grupos de Estudos) precisa-se preencher o formulário correspondente a Ação, conforme exemplo abaixo.

Cada Ação caracterizar-se-á por "Identificação", "Descrição", "Público Alvo" e "Equipe".






Reitera-se a necessidade da <Salvar> cada formulário, após preenchimento.


suporte/proj_unif/cad/projetos.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1