Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sipropesq:visao_geral:projetos

Projetos

A pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. A forma como normalmente se institucionaliza essa atividade nas universidades é o chamado “Projeto de Pesquisa.”


Cadastro

Para realizar o cadastro de um novo Projeto de Pesquisa é preciso clicar em <Novo> no formulário abaixo, preencher os campos da aba <Identificação> e logo após clicar em <Salvar>. Reitera-se que a coordenação dos projetos de pesquisa é restrita aos servidores da UFPel.



Observe-se que, logo após <Salvar>, o formulário anterior divide-se em três abas: <Identificação>, <Geral> e <Equipe>.

A <Geral> subdivide-se em cinco, conforme exemplos a seguir:


Áreas CNPQ

Unidades Envolvidas



Descrição



Fontes Financiadoras



Anexo do Projeto (em .pdf)



O formulário da <Equipe> subdivide-se em quatro abas, conforme exemplos a seguir:


Servidores da UFPel e/ou Pesquisadores de outras IES



Alunos



Bolsistas



Edição

Para editar um cadastro é preciso privilegiar a lógica descrita a seguir: digitar um dos campos de <Busca> e logo após clicar em <Pesquisar> no formulário inicial, localizando o registro. Reitera-se que esta mesma pesquisa pode ser efetivada, simplesmente, localizando e clicando o Projeto (cujo registro será alterado) por meio do filtro <Projetos que coordeno> no formulário inicial.



Reitera-se que existe a necessidade de <Salvar> os dados digitados nos formulários.


suporte/sipropesq/visao_geral/projetos.txt · Última modificação: 2019/09/12 10:50 por jhiram