Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start

Cobalto - Sistema Integrado de Gestão Acadêmico-Administrativa da UFPel

O nome Cobalto, cuja inspiração originou-se no elemento químico (símbolo Co, número atômico 27 e massa atômica 59), utilizado também para a produção de superligas em turbinas de gás de aviões, pretende integrar os diversos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) da UFPel. Por seu intermédio é possível o registro e o acesso de informações referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e ao gerenciamento administrativo. * Leia mais sobre o Cobalto e seus "encantos" aqui...

Discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, egressos e candidatos a processos seletivos (vestibulares e concursos) têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil do usuário que realizar o acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes as suas especificidades serão disponibilizados. Existe também um módulo de “acesso livre” à comunidade em geral, independente de autenticação.



Observe a seguir alguns módulos já implementados. * Veja, também, mais detalhes sobre o acesso ao Cobalto e suas configurações aqui...


Perfil

O perfil do usuário do Cobalto permite que visualize e altere alguns dados do próprio usuários como “E-mail”, “Endereço”, “Senha de acesso ao Cobalto”, “Tema”, “Acesso ao Docs UFPel”, etc.


Acesso Livre

O módulo de Acesso Livre permite que a comunidade em geral consulte algumas funcionalidades como, por exemplo, “Validação de documentos”, “Acesso ao Webmail UFPel”, “Projetos de pesquisa” etc.


Assistência Estudantil

O módulo de Assistência Estudantil possibilita o acesso a cadastros, consultas e relatórios associados aos benefícios concedidos aos estudantes pela equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel.


Biblioteca

O módulo de Biblioteca possibilita consultas em bases de dados e solicitações de serviços à Biblioteca da UFPel.


e-Mail@UFPel

O módulo e-Mail@UFPel possibilita o acesso às funcionalidades de criação de um e-mail institucional (UFPelMail), isto é, uma conta de e-mail no domínio @ufpel.edu.br.


Helpdesk

O Helpdesk permite acesso ao status das solicitações de suporte enviadas à equipe de desenvolvimento do Sistema Cobalto. Reitera-se que a documentação inicial desse formulário encontra-se acima, no link “mais detalhes sobre o acesso ao Cobalto e suas configurações”.


Gestão de Pessoas

O módulo de Gestão de Pessoas informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como: consulta do cadastro e plano de trabalho de servidores, avaliação de desempenho, incentivo à qualificação, licença para capacitação, progressão por capacitação, liberação de horário para educação formal, dentre outros. Reitera-se que esses procedimentos mencionados anteriormente são de âmbito interno. Outras operações de RH como, por exemplo, marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria etc possuem níveis de interação com o sistema SIAPE (sistema de âmbito nacional).


Gestão Ambiental

O módulo destinado à Gestão Ambiental informatiza os procedimentos de acompanhamento da geração de resíduos, desde seu armazenamento inicial até o efetivo correto descarte de acordo com suas especificidades.


Mensagens

O módulo Mensagens possibilita acesso às funcionalidade de envio, escrita e recebimento de mensagens através do Sistema Cobalto.


Projetos de Ensino

O módulo de Projetos de Ensino possibilita o cadastro de projetos, relatório parcial/final, solicitação de alterações, prorrogações e certificados. Permite, ainda, avaliações da totalidade das ações cadastradas.


Projetos de Pesquisa

O módulo de Projetos de Pesquisa possibilita o cadastro de projetos, grupos de pesquisa, tipos de bolsas e fontes financiadoras. Permite, ainda, gerenciar projetos de pesquisa e emitir relatórios.


Projetos Unificados

O módulo de Projetos Unificados possibilita o cadastro de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPel. Permite, ainda, gerenciar os programas e projetos e emitir relatórios.


RAAD

O módulo do RAAD possibilita que os professores sistematizem os seus relatórios anuais de atividades.


Serviços Gerais

O módulo de Serviços Gerais disponibiliza diversas funcionalidades, como atualizações do sistema Pergamum da biblioteca, arquivos para eleições, atualização de fotos, entre outras.


Sistema Acadêmico

O Sistema Acadêmico compõem-se dos módulos “Aluno”, “Gestão Acadêmica” e “Professor”, apresentando atualmente as seguintes funcionalidades: aos alunos - solicitação de matrícula, consultas de avaliações e notas, currículos, débitos, frequências, históricos, horários e matrículas; à Gestão Acadêmica - cadastro de alunos, currículos, cursos, disciplinas, históricos, matrículas, ofertas, proficiências e trabalhos finais, além de alguns relatórios e consultas; aos professores - cadastro de avaliações e notas, frequência e conteúdo diário, encerramento de turmas, além de consultas e relatórios.


Módulo Compras

O módulo de compras possibilita que os servidores da UFPel efetuem solicitações para aquisições no âmbito da Universidade.


Sistema de Infraestrutura

O sistema de infraestrutura tem compõem-se dos módulos de Manutenção e Transporte. No módulo de manutenção é onde são feitos os pedidos para manutenção da infraestrutura física da universidade, como encanamentos, problemas elétricos e construção, entre outros. No módulo de transporte é onde são feitos os pedidos para utilizar o veiculo da universidade para transporte de pessoas e cargas, para viagens acadêmicas ou para assuntos de interesse da universidade.


start.txt · Última modificação: 2023/09/26 09:35 por jhiram