Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sal:visao_geral

Acesso Livre

O Acesso Livre visa especialmente cumprir o princípio da PUBLICIDADE.

"O princípio da PUBLICIDADE sempre foi tido como um princípio administrativo porque se entende que o Poder Público, por ser público, deve agir com a maior transparência possível, a fim de que os administrados tenham, a toda hora, conhecimento do que os administradores estão fazendo. A publicidade, como princípio da administração pública, abrange toda a atuação estatal, não só sob o aspecto da divulgação oficial de seus atos, como também de propiciação de conhecimento da conduta interna de seus agentes. Este princípio está associado à democracia, isto é, tudo o que a lei não definir como sigiloso, deve ser público". (Discurso de posse do reitor da UFPel, Prof. Mauro Burkert Del Pino, em 11 de janeiro de 2013).

O módulo de Acesso Livre permite que a comunidade em geral consulte algumas funcionalidades, dentre estas: Validação de documentos, Acesso ao Webmail UFPel, Busca de e-mails, Busca de telefones, Currículos atuais e Projetos de pesquisa.


Validação de documentos

Validar um documento significa confirmar ou ratificar a veracidade do seu conteúdo por meio da seguinte sequência:

  1. Emissão do documento original, contendo um código específico à validação;
  2. Digitação do código específico de validação no formulário abaixo (disponível no Sistema Cobalto);
  3. Comparação e/ou cotejamento entre o documento original e sua cópia fiel exibida pelo Sistema Cobalto.

☛ Observe que uma vez gerado um documento original, este mesmo documento poderá ser validado inúmeras vezes.


Acesso ao Webmail UFPel

Esta funcionalidade permite o acesso ao Webmail UFPel por meio da tela de login correspondente, conforme exemplo a seguir.


Busca de e-mails

Esta funcionalidade permite <Pesquisar> e-mails (no domínio UFPelMail), conforme formulário a seguir:


Busca de telefones

Esta funcionalidade permite <Pesquisar> números de telefones, conforme formulário a seguir:


Currículos atuais

Esta funcionalidade permite <Pesquisar> grades curriculares, conforme formulário a seguir:


Projetos de Pesquisa

A pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. A forma como normalmente se institucionaliza essa atividade nas universidades é o chamado “Projeto de Pesquisa.” Ratificando o princípio da PUBLICIDADE, este módulo permite que a comunidade em geral tenha acesso aos Projetos de Pesquisa da UFPel.


É possível acessar e/ou localizar um Projeto de Pesquisa, utilizando um dos seguintes caminhos: 1º) através do título do Projeto por meio do label <Busca> ou 2º) pelo label <Avançado>, informando a <Grande Área> ou a <Área>, ou a <Sub-Área> ou a <Unidade de Origem> ou o <Coordenador> do Projeto.

Observe primeiro a localização, por exemplo, do Projeto de Pesquisa intitulado “Validação turística na Ilha da Feitoria de Pelotas, RS” por meio do label <Busca>.



Note que uma vez localizado o título, basta clicar sobre este e serão disponibilizadas as informações correspondentes ao Projeto de Pesquisa, conforme exemplo a seguir.



Observe, também, a localização do mesmo Projeto por meio do label <Avançado>. Note que desta vez digitou-se o nome do <Coordenador> no formulário, conforme exemplo a abaixo.



De forma idêntica ao primeiro caminho, uma vez localizado o título, basta clicar sobre este e serão disponibilizadas as informações correspondentes ao Projeto de Pesquisa em questão.


<< Voltar à página inicial.

suporte/sal/visao_geral.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1