Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sg:atualizafoto

Envio de foto para uso nos sistemas da UFPEL


Esta funcionalidade permite que o usuário(a) submeta uma foto para ser cadastrada no sistema Cobalto. Esta é a foto que aparece no sistema Cobalto, no portal institucional e na crachá virtual (disponível no Web App do Cobalto em [https://app.ufpel.edu.br/]).

Após fazer o upload, a foto vai ser analisada para então ser incluída/substituída no sistema. Existem duas formas:

  • o(a) usuário(a) insere a foto para o documento e também envia a foto para verificação (foto da pessoa segurando o documento) OU
  • o(a) usuário(a) insere a foto para o documento e comparece pessoalmente nas Bibliotecas da UFPel e apresenta um documento para verificação e homologação no sistema.

Os(as) usuários(as) podem realizar o upload através do Cobalto no menu Serviços Gerais → Cadastros → Envio de foto para o Crachá (localizado à esquerda).



A tela inicial apresenta todas as solicitações de envio de foto. Apresenta o status da solicitação, uma descrição sobre a solicitação, data da solicitação e data da análise.

Para o usuário encaminhar a foto deve clicar no botão <Novo>. Desta forma será apresentada a seguinte tela.



No primeiro botão <Foto segurando o documento> o usuário(a) deve carregar uma foto sua, segurando um documento oficial com foto. O seu rosto e o seu nome no documento devem estar nítidos para ser possível a comparação e homologação do pedido.

No segundo botão <Foto para o crachá>, a foto deve estar nítida e ter sido fotografada em um ambiente claro, o fundo da foto não pode conter pessoas, de preferência uma parede branca.

Alguns detalhes importantes para a homologação da foto para a carteira:

  • Deve ser tirada de frente, com o rosto centralizado e contra fundo branco.
  • O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e você deve olhar diretamente a câmera.
  • Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.
  • Deve apresentar fisionomia neutra.
  • Os olhos devem estar abertos e visíveis.
  • Caso use óculos, tire a fotografia sem eles, ou seja, sem os óculos.
  • Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do seu rosto.

Observação: a foto segurando o documento não é obrigatório, no entanto, a homologação sem esta foto só será possível indo a uma biblioteca para a validação da foto carregada.

Após realizar o upload das fotos o(a) usuário(a) deve clicar no botão <Salvar>.



Após o envio das imagens o andamento da homologação poderá ser acompanhado pelo mesmo menu no Cobalto Serviços Gerais → Cadastros → Envio de foto para o Crachá (localizado à esquerda). E em caso de parecer desfavorável apresentará a razão da não homologação. Neste caso o(a) usuário(a) deverá realizar o procedimento novamente.

A tela abaixo apresneta o status das solicitações realizadas.



suporte/sg/atualizafoto.txt · Última modificação: 2022/08/17 16:54 por julius