Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:enade

ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes


Esta funcionalidade apresenta-se como uma fonte de pesquisa significativa aos coordenadores dos cursos de graduação da UFPel. Além dos principais dados de identificação dos discentes (nome, CPF, RG, endereço, telefone, ano de conclusão do ensino médio, número de matrícula, ano de ingresso e situação no curso), contêm informações acerca do rendimento acadêmico dos estudantes como o número e o percentual de horas aulas obrigatórias cursadas no currículo, o número de horas aulas cursadas fora do currículo e o número de horas aulas optativas cursadas. Ratifica-se que estes números apresentados consideram as disciplinas já cursadas e aquelas em que o aluno está matriculado e servem apenas como referência para os coordenadores de cursos. É responsabilidade, única e exclusiva, do coordenador concluir se um determinado aluno enquadra-se ou não nas categorias ingressante e/ou concluinte do ENADE. O percentual apresentado é calculado somente em relação às disciplinas obrigatórias do currículo do curso (observando a versão do currículo). O coordenador deve considerar, também, as demais atividades prevista no PPC para subsidiar sua decisão.


Para iniciar o cadastro do ENADE é preciso selecionar um curso na <Lista de Cursos>, conforme exemplo no formulário abaixo.



A partir da seleção do Curso (opção inerente aos coordenadores) o Sistema disponibilizará as opções de <Filtrar por>, conforme exemplo no formulário a seguir.



Observe-se que neste formulário acima apresentam-se inúmeras funcionalidades relevantes como, por exemplo, a Integralização Curricular, a Pendência cadastral, em que alguns dados (como o endereço) poderão ser alterados no Cadastro do Aluno e a possibilidade de <Imprimir informações referência>, que oferece um conjunto dos dados impressos para conferência pelos coordenadores de cursos, conforme exemplo abaixo.



No entanto, reitera-se que as opções de filtro objetivam a seleção de estudantes ingressantes e/ou concluintes, a consequente visualização e/ou impressão dos selecionados e, especialmente, a geração de arquivos para uso do Sistema do ENADE (Sistema do INEP/MEC). Nesse sentido, apresenta-se a seguir, como exemplo, um formulário, com <Filtrar por> <Possíveis concluintes> com a seleção de dez estudantes.



Ratifica-se que após <Salvar> a seleção anterior, a opção <Filtrar por> <Marcados para geração do arquivo> retornará em um formulário, conforme exemplo abaixo.



Reitera-se que após <Salvar> a seleção anterior será possível, dentre outras opções, <Imprimir selecionados>, conforme exemplo a seguir.



E, especialmente, gerar o arquivo para uso do e-MEC, conforme exemplo abaixo.



Por fim, com o(s) arquivo(s) .txt gerado(s), recomenda-se reler o Manual do ENADE e efetuar a inscrição dos estudantes, utilizando o formulário da IES, conforme exemplo abaixo.



suporte/siga/visao_geral/enade.txt · Última modificação: 2017/06/19 08:48 por 127.0.0.1