Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:plano_de_ensino

Plano de Ensino


Esta funcionalidade exibe todas as turmas que o professor possui vínculo (Regente ou Responsável pela Turma). O professor Regente só tem acesso à visualização do plano, sendo que o professor Responsável pela Turma é que tem o acesso ao cadastro do plano de ensino de cada turma.

Esta tela possui algumas informações importantes. A coluna Plano de Ensino possui o status referente ao plano da turma. Nesta coluna podem aparecer as seguintes situações:

  1. Não informado: o plano de ensino da turma ainda não foi informado
  2. Em edição: o plano já começou a ser cadastrado, mas ainda não foi finalizado (enviado)
  3. Enviado: o plano da turma já foi finalizado (enviado) pelo professor responsável. Nessa situação, o plano já está disponível para os alunos


Para cadastrar um novo Plano de Ensino é preciso que algumas condições estejam satisfeitas, observando-se a coluna Caracterização:

  1. Não informada: a caracterização da disciplina ainda não foi feita no sistema pelos Departamentos/Centros
  2. Em edição: a caracterização da disciplina existe mas não foi homologada
  3. Homologada: a caracterização da disciplina já foi homologada. Somente assim é possível fazer o cadastro do plano de ensino

Ao clicar em uma turma que satisfaça a condição para ter seu plano informado, aparecerá uma tela com as informações da caracterização da disciplina, como os dados básicos, objetivo, ementa e bibliografia. Essas informações não são editáveis.



Nesta tela o usuário possui duas opções: digitar todos os dados necessário para compor o plano da turma OU utilizar o recurso de importar um plano de outra turma da mesma disciplina.

Opção de digitar o plano

Clicar na aba Dados da turma para surgir uma tela para preenchimento dos dados necessários para compor o plano de ensino da turma: programa (já vem preenchido mas pode ser alterado), metodologia, critérios e métodos de avaliação e outras informações (campo opcional). Após o preenchimento dos dados é necessário clicar no botão Salvar e assim ficará disponível a aba para informar o Cronograma.



Selecione a data no calendário, informe o tópico que será abordado e utilize o botão Incluir que fica logo após o campo do tópico abordado. Os dados serão gravados e transferidos para a grid Cronograma, logo a baixo. Nesta tela é possível também alterar ou excluir uma informação de cronograma, bastando para isso selecionar com um clique uma linha na grid e logo após utilizar o botão excluir ou fazer a alteração e utilizar o botão alterar.

Opção de importar um plano pronto da mesma disciplina

Para importar um plano já preenchido de uma turma da mesma disciplina, utilize o botão Importar plano de outra turma. O sistema vai exibir uma lista de turmas da disciplina em questão, inclusive do mesmo período que o plano está sendo feito (para os casos de várias turmas da mesma disciplina no mesmo período). Nesta tela, selecione a turma que deseja copiar e clique no botão Salvar. Todos os dados serão copiados, inclusive o cronograma, mas atenção: o cronograma será copiado sem a informação das datas. Estas deverão ser preenchidas uma de cada vez de acordo com o calendário do período atual, pois sem seu preenchimento será impossível enviar o plano de ensino e consequentemente fazer o encerramento da turma no final do período.

Sobre o envio do plano

Quando o plano estiver com todas as informações corretas, é necessário utilizar o botão Enviar para que ele fique disponível (publicado) no sistema Cobalto. Antes disso somente os professores da turma podem visualizá-lo.


suporte/siga/visao_geral/plano_de_ensino.txt · Última modificação: 2020/01/28 23:56 por jhiram