Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:processos_do_academico:efetivacao_solicita_pos

Autorização de solicitação de matrícula - Pós-Graduação


Esta funcionalidade permite que os Orientadores e os Coordenadores de cursos de Pós-Graduação autorizem e efetivem as solicitações de matrícula feitas pelos alunos. O papel do Orientador é marcar as turmas solicitadas pelo aluno e que ele autoriza que se efetive a matrícula. Já o Coordenador tem o papel de selecionar as turmas (que o Orientador já autorizou) ou outra qualquer, pois sua autorização é a que vai matricular realmente o aluno.

Para visualizar os alunos que solicitaram matrícula no período, é necessário utilizar o filtro, por curso por exemplo.

De acordo com o filtro, serão exibidos os alunos com as turmas que foram solicitadas por eles, de duas formas distintas: listagem por turma/disciplina e listagem por aluno. A figura a seguir mostra a consulta por turma, da aba “Consulta Solicitações de Matrícula por Turma”



Já esta outra figura mostra os dados da aba “Consulta Solicitações de Matrícula por Aluno”



Orientador

Em ambas as abas o funcionamento será o mesmo. Exemplificando com base na listagem por alunos, observa-se que em cada linha de turma solicitada existe uma opção (check) na coluna Autorização do Orientador. Dessa forma, o orientador deve marcar as turmas de cada aluno que orienta e que ele autoriza que se efetive a matrícula no período. Após fazer as marcações, clicar no botão Salvar para que os dados sejam salvos na base de dados. O orientador pode marcar e desmarcar tantas vezes quanto for necessário antes do Coordenador efetivar as matrículas. Atenção: o orientador somente vai autorizar a matrícula na turma, mas a matrícula sṕ será efetivada pelo coordenador

Coordenador

Em ambas as abas o funcionamento será o mesmo. Exemplificando com base na listagem por alunos, observa-se que em cada linha de turma solicitada existe uma opção (check) na coluna Autorização do Coordenador. O Coordenador vai verificar as turmas que foram autorizadas pelo Orientador e poderá também autorizar a efetivação da matrícula, ou selecionar qualquer turma que não tenha sido autorizada pelo Orientador, pois sua autorização é a que vai ser considerada no processo. Após clicar no botão Salvar, o sistema fará uma crítica se todas as turmas autorizadas poderão se tornar matrículas dos alunos. Caso não seja possível por alguma razão (falta de vaga, por exemplo), uma mensagem será exibida e deverá ser feita uma correção. Se tudo der certo, os alunos já estarão automaticamente matriculados nas turmas que solicitaram e foram autorizadas, sendo que a coluna Processada passará para SIM e a coluna Matriculado com o resultado para cada turma.

ATENÇÃO:

Quando o Coordenador autorizar uma turma de um aluno e salvar, não poderão mais ser feitas alterações na solicitação deste aluno, pois todas suas solicitações aparecerão como SIM na coluna Processado.

suporte/siga/visao_geral/processos_do_academico/efetivacao_solicita_pos.txt · Última modificação: 2020/06/15 19:09 por jhiram