Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:siga:visao_geral:turmas_eaula

Essa é uma revisão anterior do documento!


Turmas no e-Aula

Nesta funcionalidade o professor pode gerenciar a atualização da(s) turma(s) no e-AULA como também realizar a inserção de Participantes de Apoio (Intérpretes de Libras e Monitores). O professor também pode visualizar seus alunos bem como os outros professores que atuam em sua turma selecionada.

ATENÇÃO: os professores e alunos são lidos diretamente dos cadastros já existentes no Cobalto. Para atualização do(s) professor(es) das turmas deve-se entrar em contato com o colegiado/departamento e os alunos com o colegiado de curso.


Para efetuar a Atualização da Turma no e-AULA é preciso selecionar uma atividade curricular na <Lista de Turmas> do formulário abaixo como, por exemplo, a disciplina Sistema de Tempo Real:



Depois de selecionar a turma, clicar no botão <Atualizar no e-AULA>, será solicitada a confirmação (conforme tela abaixo) e caso confirmada será emitida uma confirmação e a data de atualização será atualizada.



Para a inserção de Participantes de Apoio deve-se clicar sobre a linha da Turma. Abrirá a tela conforme abaixo.

ATENÇÃO: é responsabilidade única e exclusiva do(s) docente(s) das turmas a inserção dos participantes de apoio (monitores e interpretes) aptos para esta atividade conforme normativas da universidade. Não utilize este módulo para inserção de outros participantes a não ser os participantes de apoio devidamente habilitados.



É permitida a atribuição de quatro diferentes opções para os participantes de apoio, o Intérprete de Libras e três tipo de Monitores:

Intérprete de Libras: Possui os mesmos papéis do estudante e é destinado aos intérpretes de libras (apenas pode interagir e não pode avaliar e não pode modificar as atividades).

Monitor Básico: Este tipo de monitor possui os mesmos papéis do estudante (apenas pode interagir e não podem acompanhar os processos avaliativos e não pode modificar as atividades).

Monitor Moderador: Este tipo de monitor pode interagir e acompanhar os processos avaliativos mas não pode modificar as atividades.

Monitor Avançado: Este tipo de monitor possui os mesmos papéis do Professor, pode fazer tudo no curso, alterar atividades e acompanhar os processos avaliativos.

No campo Participante deve-se buscar o nome pretendido (buscará o nome entre TODOS os usuários do Cobalto) e será apresentado com o CPF + Nome. Logo após, selecione o papel (Intérprete, Monitor Básico, Moderador ou Avançado) conforme exemplo abaixo:



Após deve-se clicar em <Adicionar>. Após o participante de apoio será apresentado na lista de participantes conforme o exemplo tela abaixo.

ATENÇÃO: para que o(s) participantes(es) sejam carregados no e-AULA deve-se realizar o procedimento clicando no botão <Atualizar no e-AULA>.



Por último, salienta-se que este programa também apresenta uma aba para Alunos e outra para Professores. Contudo esta tela é de apenas consulta e para inserção de Professores ou Alunos deve-se procurar os Colegiados e/ou Departamentos.



suporte/siga/visao_geral/turmas_eaula.1593180088.txt.gz · Última modificação: 2020/06/26 11:01 por julius