Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sg:atualizafoto

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
suporte:sg:atualizafoto [2022/08/17 15:53] juliussuporte:sg:atualizafoto [2022/08/17 16:54] (atual) julius
Linha 3: Linha 3:
 ---- ----
  
-Esta funcionalidade permite que o usuário submeta uma foto para ser cadastrada no sistema Cobalto. Esta é a foto que aparece no sistema Cobalto, no portal institucional e na crachá virtual (disponível em [https://app.ufpel.edu.br/ App do Cobalto]). +Esta funcionalidade permite que o usuário(a) submeta uma foto para ser cadastrada no sistema Cobalto. Esta é a foto que aparece no sistema Cobalto, no portal institucional e na crachá virtual (disponível no Web App do Cobalto em [https://app.ufpel.edu.br/]). 
  
 Após fazer o upload, a foto vai ser analisada para então ser incluída/substituída no sistema. Existem duas formas: Após fazer o upload, a foto vai ser analisada para então ser incluída/substituída no sistema. Existem duas formas:
-  * o usuário inserir a foto para o documento e também envia a foto para verificação (foto da pessoa segurando o documento) OU +  * o(a) usuário(a) insere a foto para o documento e também envia a foto para verificação (foto da pessoa segurando o documento) OU 
-  * o usuário inserir a foto para o documento e comparece pessoalmente nas Bibliotecas da UFPel e apresenta um documento para verificação e homologação no sistema.+  * o(a) usuário(a) insere a foto para o documento e comparece pessoalmente nas Bibliotecas da UFPel e apresenta um documento para verificação e homologação no sistema.
  
-Os usuários podem realizar o upload através do Cobalto no menu **Serviços Gerais -> Cadastros -> Envio de foto para o Crachá** (localizado à esquerda).+Os(as) usuários(as) podem realizar o upload através do Cobalto no menu **Serviços Gerais -> Cadastros -> Envio de foto para o Crachá** (localizado à esquerda).
  
 +----
 +{{:suporte:visao_geral:cracha_tela_inicial.png|}}
 +----
  
 +A tela inicial apresenta todas as solicitações de envio de foto. Apresenta o **status** da solicitação, uma **descrição** sobre a solicitação, **data da solicitação** e **data da análise**.
 +
 +Para o usuário encaminhar a foto deve clicar no botão **<Novo>**. Desta forma será apresentada a seguinte tela.
  
 ---- ----
-{{:suporte:visao_geral:cracha_tela_inicial.png?400|}}+{{:suporte:visao_geral:cracha_tela_cadastro.png|}}
 ---- ----
  
-documento deve aparecer por completo (contendo foto, nome, data de nascimento CPF), +No primeiro botão **<Foto segurando o documento>** o usuário(a) deve carregar uma foto suasegurando um documento oficial com foto. O seu rosto o seu nome no documento devem estar nítidos para ser possível a comparação homologação do pedido.
-de forma nítida legível.+
  
- **Dicas para a sefie:**  +No segundo botão **<Foto para o crachá>**, a foto deve estar nítida e ter sido fotografada em um ambiente claro, o fundo da foto não pode conter pessoas, de preferência uma parede branca.
-  * Se tiverremova o documento do plástico de proteção +
-  * Cuide para não enviar a foto espelhada (invertida): verifique antes+
  
 +Alguns detalhes importantes para a homologação da foto para a carteira:
 +
 +  * Deve ser tirada de frente, com o rosto centralizado e contra fundo branco.
 +  * O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e você deve olhar diretamente a câmera.
 +  * Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.
 +  * Deve apresentar fisionomia neutra.
 +  * Os olhos devem estar abertos e visíveis.
 +  * Caso use óculos, tire a fotografia sem eles, ou seja, sem os óculos.
 +  * Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do seu rosto.
 +
 +
 +**Observação**: a foto segurando o documento não é obrigatório, no entanto, a homologação sem esta foto só será possível indo a uma biblioteca para a validação da foto carregada.
 +
 +Após realizar o upload das fotos o(a) usuário(a) deve clicar no botão **<Salvar>**.
 +
 +----
 +{{:suporte:visao_geral:cracha_tela_cadastro_salvar.png}}
 +----
 +
 +Após o envio das imagens o andamento da homologação poderá ser acompanhado pelo mesmo menu no Cobalto **Serviços Gerais -> Cadastros -> Envio de foto para o Crachá** (localizado à esquerda). E em caso de parecer **desfavorável** apresentará a razão da não homologação. Neste caso o(a) usuário(a) deverá realizar o procedimento novamente.
 +
 +A tela abaixo apresneta o **status** das solicitações realizadas.
 +
 +----
 +{{:suporte:visao_geral:cracha_tela_consultas.png?}}
 +----
  
   * [[suporte:siga:visao_geral_2| Voltar à página anterior.]]   * [[suporte:siga:visao_geral_2| Voltar à página anterior.]]
suporte/sg/atualizafoto.1660762394.txt.gz · Última modificação: 2022/08/17 15:53 por julius