Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:visao_geral:encantos_v2

O Cobalto e seus encantos

Nós da equipe de desenvolvimento somos suspeitos para falar, então deixamos a parte subjetiva de lado e vamos nos atentar somente nos itens puramente objetivos!

Maleabilidade

Maleabilidade, plasticidade, elasticidade. Palavras que descrevem o ponto mais forte do Cobalto: a possibilidade de se moldar aos processos da universidade. Como o Cobalto é desenvolvido por servidores da própria UFPel, a criação de novos serviços e a renovação das aplicações existentes se dá de uma forma muito mais natural. Oposto ao que usualmente ocorre com softwares prontos que podem apresentar diversos obstáculos, assim como softwares proprietários onde não há autonomia.

Porque é nosso!

Mapeamento de processo, reuniões, definições, simples trocas de ideias no corredor, discussões. Uma vez que o Cobalto é integrado, esse processo de construção que, retira as pessoas de suas zonas de conforto, propicia reflexão sobre as atividades diárias e o impacto do trabalho sobre outros setores, é observado a cada evolução no sistema. É visível a cada projeto, desde a primeira reunião até a entrega, que as pessoas envolvidas partilham de uma mudança de cultura institucional, pois a visão dos indivíduos sobre a Instituição como um todo é ampliada. Algumas de forma mais rápida, outras demoram um pouco mais, mas o sentimento caminha sempre para o mesmo sentido: a construção da UFPel.

100% Web

Outra característica bem legal, o sistema é totalmente web o que possibilita acessar a informação a qualquer hora de qualquer ponto da internet. Para que a informação esteja a maior parte do tempo possível disponível, a equipe de desenvolvimento de sistemas conta uma parceria forte com a equipe de rede e suporte!

Interface amigável

A construção do ambiente gráfico do Cobalto, como listagens, campos de preenchimento e ícones, por exemplo, foi realizada sobre bibliotecas de ampla utilização, o que deixa o usuário familiarizado e torna a navegação mais intuitiva.

Rotinas de backup

O Cobalto conta com rotinas constantes de backup das informações contidas no sistema. Qualquer imprevisto que ocorra, podemos rapidamente restaurar os dados e colocá-lo a operar novamente.

Logs de acesso

Todos os passos dado no sistema são monitorados. A qualquer momento, podemos auditar as operações realizadas por determinado usuário. Sabe aquele jeitinho de dizer que foi culpa do sistema?! Hmm… use com moderação!! :p

Tempo de desenvolvimento x retorno

O Cobalto é um sistema muito novo. Na ciência da computação, todo software requer um tempo de maturação para atingir certa robustez e baixa incidência de bugs. Com pouco tempo, o Cobalto conseguiu, paralelamente, agregar várias funcionalidades e ter um índice consideravelmente baixo de falhas.

Software livre

As escolhas para o sistema sempre se baseiam em softwares livres, tecnologias consolidadas, uma comunidade considerável de discussão e bastante informação disponível. Isso traz algumas vantagens como a baixa curva de aprendizado para novos integrantes da equipe, por exemplo.

Princípios da administração pública

Quanto aos príncipios da administração pública, todo sistema pode contribuir quanto a publicidade e eficiência. O Cobalto contribui com a eficiência com indicadores e relatórios que dão apoio às tomadas de decisões. Já quanto a publicidade, ser totalmente web é uma característica que ajuda muito. Um trecho de uma nota da pró-reitoria de graduação em 21/02/2014 no portal da universidade, confirma a contribuição nesse sentido:

“[…]. Destacamos porém que o registro da frequência deve ser realizado, atendendo o princípio da publicidade, inclusive a fim de preservar o(a) docente de possíveis demandas judiciais e/ou administrativas que tenham por objeto a frequência, as quais têm sido cada vez mais presentes. Reiteramos a utilização do sistema COBALTO para o preenchimento das informações de registro acadêmico, sistema que está bem mais completo e eficiente do que o anterior. Outrossim, enfatizamos a existência da ferramenta ajuda e solicitamos o relato de problemas encontrados para eventuais esclarecimentos”.

suporte/visao_geral/encantos_v2.txt · Última modificação: 2017/09/26 17:14 por diego.oliveira